Espaços Cegos

Espaços Cegos
Tamanho do Arquivo:
3.79 MB
Autor:
CEIA
Data:
06 Outubro 2015

Notas

Projeto realizado nas cidades de Durban (3 a 23 de dezembro de 2004), na África do Sul, Belo Horizonte (4 a 20 de fevereiro de 2005) e São Paulo (22 a 27 de fevereiro de 2005), no Brasil.

Organizado a partir de parceria entre as iniciativas de artistas CEIA* - Centro de Experimentação e Informação de Arte (Belo Horizonte - Brasil) e PULSE* (Durban – África do Sul), o projeto experimental ESPAÇOS CEGOS / BLIND SPACES teve como motes a linguagem de vídeoarte e o contexto urbano – pessoas e lugares das cidades, propondo uma troca de idéias e práticas em relação direta com os hábitos cotidianos das várias cidades do mundo. Pela primeira vez, duas iniciativas da rede RAIN concebem juntas um mesmo projeto.

*As duas iniciativas pertencem à rede internacional RAIN, apoiada pelo Ministério das Relações Exteriores da Holanda e pela Real Academia de Belas Artes da Holanda (Rijksakademie van Beeldende Kunsten). Enquanto uma rede internacional de iniciativas de artistas, RAIN tem como principal objetivo garantir apoio e suporte para a consolidação de infra-estruturas locais capazes de fomentar a produção artística contemporânea em países não-europeus. Estimular a produção de conhecimento a partir do intercâmbio entre artistas de diferentes culturas e contextos caracteriza uma de suas principais estratégias.

ESPAÇOS CEGOS / BLIND SPACES quis focalizar “núcleos ignorados” pela correria cotidiana, em busca de características reveladoras da cultura urbana dos grandes centros. Através do deslocamento provocado por olhares estrangeiros sobre cidades desconhecidas, espaços, pessoas e situações do dia-a-dia podem desvelar dinâmicas constantes que, muitas vezes, passam desapercebidas por quem vive habitualmente na cidade.

 
 
 
Powered by Phoca Download