O CEIA – CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DE ARTE OFERECE CURSO DE INICIAÇÃO A PERFORMANCE NOS CENTROS CULTURAIS: PADRE EUSTAQUIO E PAMPULHA
Comunicamos que no período de 12 de setembro a 18 de novembro o CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte realizará um curso de Iniciação a Performance nos centros Culturais Pampulha e Padre Eustáquio.
Sobre o curso
CEIA – PERFORMANCE E A INTERVENÇÃO URBANA - EXPERIMENTANDO A PERFORMANCE - Apresentação geral da história da performance e experiências correlatas. O corpo na arte contemporânea. Discussão de trabalhos relevantes. Realização de experiências nesse campo a partir das discussões originadas pelo conteúdo apresentado.
Carga horária: 120 horas
Pre-requisito: maiores de 18 anos, com alguma experiência na área cultural (em qualquer área: teatro, dança, musica ou artes plásticas)
A inscrição e participação no curso são gratuitas
Cronograma das aulas
Aulas regulares
LOCAL |
PERIODO |
DIAS DAS AULAS |
HORARIO |
CENTRO CULTURAL PADRE EUSTAQUIO |
De 12 de setembro a 18 de novembro |
2ª. 4ª., 5ª. |
19h as 22h |
CENTRO CULTURAL PAMPULHA |
De 12 de setembro a 18 de novembro |
2ª, 4ª. 6ª |
19 as 22 h |
Ao longo do curso serão agendados encontros entre as duas turmas em cada um dos centros culturais.
Aulas intensivas – Serão realizadas para as duas turmas juntas
LOCAL |
PERIODO |
DIAS DAS AULAS |
HORÁRIO |
Local no centro de BH a definir |
De 14 a. 16 de outubro |
6ª., Sábado e Domingo |
6ª, de 19h as 22h |
Local no centro de BH a definir |
De 04 a 06 de novembro |
6ª, Sábado e Domingo |
6ª, de 19h as 22h |
Ao final do curso os alunos realizarão uma Mostra de Performance em praças e ruas de Belo Horizonte
Professores:
Ana Luisa Santos, Wilson de Avelar, Dudude, Fernando Ribeiro
Coordenação:
Marco Paulo Rolla
Coordenação de Produção:
Patricia Imaculada de Matos
Realização:
CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte
Sobre os Professores:
Ana Luisa Santos - É artista visual da performance. Mestre em Comunicação Social pela UFMG e Pós-Graduada em Performance pela Faculdade Angel Vianna/RJ, a artista atua em projetos transdisciplinares, articulando performance, teatro, dança, dramaturgia e figurino. É uma das fundadoras da plataforma artística O que você queer, para a criação de residências artísticas e publicações independentes. Trabalha com projetos de formação e compartilhamento artístico, articulando convivência e difusão de conteúdo. É coordenadora dos Núcleos de Pesquisa do Galpão Cine Horto e escritora.
Wilson de Avellar - Nasceu em Conceição do Mato Dentro, MG, Brasil. Desde os anos 80 vem atuando na cena artística de belo Horizonte. Desenhista e performer, formado em Desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG. Participou de diversas exposições (individuais e coletivas) no Brasil: Manifestação Internacional de Performance (Casa do Conde-2003), Mostra Outra Presença (MAP-2014), O que se desenha (MAP-2015) Em 2009 e 2010 foi contemplado com o prêmio do Programa Rede da Fundação Nacional de Arte/Funarte do Ministério da Cultura/Minc. Idealizador da “Escadaria: casa de escrita, leitura e desenho”. Coordenador da Área de Artes Visuais da Escola Livre de Artes da FMC/Belo Horizonte. Realiza pesquisas estéticas em leitura, escrita e tradução intersemiótica. Expande o olhar, escreve e cria objetos artísticos e culturais a partir das seguintes questões: artes visuais, desenho, intervenções urbanas, performance, corpo, livro de artista.
Dudude - Dudude Herrmann (BH), bailarina, improvisadora, coreógrafa, diretora de espetáculos e professora de dança, performer. Inicia seus estudos nos anos 70 como parte da geração do Grupo Trans-Forma BH/MG. Dirigiu seu estúdio de 1994 a 2008, Dirigiu a Benvinda Cia de Dança de 1992 a 2007. Foi bolsista do Ministério da Cultura do Brasil – projeto Bolsa Virtuose 2000, em residência na França a convite de Josej Nadj(diretor do Centro Coreográfico de Orleans). Em 2003/2004 desenvolveu seu projeto “Poética de um Andarilho –a escrita do movimento no espaço de fora” viabilizado pelas Bolsas Vitae de Artes. É idealizadora do evento Ciclo de Confluências - Idéias de ... Em março de 2009 realizou juntamente com.Izabel Stewart a segunda edição do Ciclo de Confluências-Idéias de Imagem. Possui parceria criativa com artistas da dança e do teatro. Tem um Atelier de artista onde desenvolvem seus trabalhos de criação e promove ações focadas na arte contemporânea. Segue trabalhando interessada e curiosa em assuntos de arte/vida.
Fernando Ribeiro - Artista da performance e curador. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e especialista em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal do Paraná (2010). Iniciou seus estudos sobre a performance art em 1999. Nesta última década, foi um dos responsáveis pela divulgação, reflexão e discussão sobre a performance art em sua cidade. Além de apresentar diversos trabalhos nesse período, também fomentou esse tipo de arte por meio de palestras e workshops. Foi curador convidado da Bienal Internacional de Curitiba 2013 e 2015, sendo responsável pela curadoria do programa de performance art. E novamente curador de performance da Bienal Internacional de Curitiba 2017
http://www.fernandoribeiro.art.br
http://www.ybakatu.com/fernando-ribeiro/sobre-o-artista
Marco Paulo Rolla - Artista Multidisciplinar. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG em 2006, fez residência na Rijksakademie van Beeldende Kunsten – Amsterdam, Holanda, 1998 e 1999. É criador, coordenador e editor do CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte – Belo Horizonte. Realizou exposições individuais no Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda. Participou de exposições coletivas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Rohrbach Zement, Dotternhausen, Alemanha; Muu Gallery, Helsink, Finlândia; e na Foundazione Pistoletto, Italy. Participou da programação de Performance da 29 Bienal de São Paulo, 2010. Ganhador do Premio de Aquisição do Salão Nacional da FUNARTE, Rio de Janeiro e do Premio Edgard Gunther de Pintura do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Seus trabalhos encontram-se em coleções como a do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto ITAU Cultural de São Paulo, Museu de Arte da Pampulha de Belo Horizonte, Centro Cultural Inhotim, Brumadinho e FUNARTE do Rio de Janeiro. Como performer vem se destacando participando de festivais no Brasil e no exterior. É fundador e coordenador do CEIA – Centro de Experimentação e informação de arte onde foi entre outros eventos curador da MIP – Manifestação Internacional de Performance, 2003 e 2009.
Sobre o Ceia:
O CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte é uma inciativa que, há mais de 10 anos, realiza em Belo Horizonte e outras cidades do País, ações que visam estimular a produção e a formação na arte contemporânea. Em Belo Horizonte o CEIA já realizou oito eventos internacionais de artes plásticas, enfocando várias linguagens e estabelecendo espaços de formação e intercambio para muitos artistas no âmbito local, nacional e internacional.
Informaçoes:
Produção:
Formulário de Inscrição