Ana Luísa Santos – Melindrosa Luíza Palhares
O CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte é uma inciativa que, há mais de 10 anos, realiza em Belo Horizonte e outras cidades do País, ações que visam estimular a produção e a formação na arte contemporânea. Em Belo Horizonte o CEIA já realizou oito eventos internacionais de artes plásticas, enfocando várias linguagens e estabelecendo espaços de formação e intercambio para muitos artistas no âmbito local, nacional e internacional.
Para 2016, o CEIA propõe realizar a terceira ediçao da Manifestação Internacional de Perfomance que, a exemplo das outras duas edições do evento, irá reunir artistas de várias partes do mundo, em diversas atividades entre: workshop, mesas redondas, apresentações de performances.
A grade de artistas participantes inclui artistas de várias nacionalidades, além de artistas nacionais e locais envolvendo mais de vinte artistas.
A MIP 3 terá como tema norteador a performance e a intervenção urbana. A intensão é proporcionar experiências que façam surgir acontecimentos que estimulem olhar e vivenciar a cidade como um corpo propulsor , onde o encontro da cultura particular de cada individuo, traz a possibilidade das trocas e transformações.
Em todas as edições da Manifestaçao Internacional de Performance, o CEIA abre na programação o ESPAÇO ABERTO, dedicado a novos artistas que queiram exercitar a prática da performance e participar ativamente da programação da MIP3, criando interlocução e possibilidades de intercambio com outros artistas participantes.